top of page

SERTÕES AMBIENTAL

Uma Missão Essencial



Em plena pandemia da Covid-19, Caio Queiroz da Mídia Sustentável, a bióloga Mari Almeida e eu (Renato Castanho), realizamos o documentário “Sertões Ambiental”. Uma jornada de 5500 km com mais 1500 pessoas, cruzando o Cerrado brasileiro, de bolha em bolha.


Munido de uma câmera BlackMagic, Drone e GoPro partimos para uma jornada de 5500 km com mais 1500 pessoas, cruzando o Cerrado brasileiro, de bolha em bolha, acampando debaixo de temporais. Foi um belo “perrenge chique”, mas com muito Off Road, Ação Ambiental, Análise e Planejamento para 2021. E com imagens aéreas de nosso maior patrimônio: a natureza. Mas o mais legal mesmo, foi ver o nosso Brasilzão pela janela do carro.... vendo que o mundo ainda não tinha acabado!



Mas toda essa história começou indiretamente em 1999, quando fui convidado para realizar o lançamento do Canal AXN no Brasil e me perguntaram qual era o maior evento, com muita ação e aventura, realizado no Brasil. Não pestanejei e respondi para o presidente do grupo Columbia Tristar / Sony: “Sem dúvida é o Rally dos Sertões”. Realizamos o lançamento do canal em toda a América Latina, inscrito no CPB 001 do grupo, e, de quebra, ajudamos o Rally a virar internacional, recebendo pilotos de diversas nacionalidades. Por diversos anos, produzimos 17 episódios do maior rally das Américas.


E para minha surpresa, em plena pandemia da Covid-19, depois de uns 15 anos afastado do evento, recebi esse convite do parceiro Caio Queiroz, da Mídia Sustentável, para filmar com equipe super reduzida, os Sertões 2020. Topei na hora, e como disse no começo desse post, empacotei minha câmera BlackMagic, Drone e GoPro e partimos no dia 29 de outubro para a primeira “bolha” (acampamento onde ninguém de fora do rally poderia entrar).



Assistam ao depoimento do CEO das Sertões, Joaquim Monteiro:


Assistam ao Trailer:



Este documentário tem como objetivo disseminar os conceitos de sustentabilidade aplicados nos Sertões, servindo de exemplo para sensibilizar o público geral.


E aí, gostou dessa expedição? Deixe seu comentário!



Ficha Técnica:


Produção: Mídia Sustentável, Expedição Filmes e Seamade Project

Direção Geral, Direção de Fotografia, Operação de Drone, Roteiro e Montagem:

Renato Castanho

Produção Executiva: Caio Queiroz

Pesquisa : Mariana Almeida



Blog Everest Sutentável
Âncora 1
bottom of page