top of page

NOVA SÉRIE NO CANAL OFF: "EXPEDICIONÁRIOS DO BRASIL"

O Brasil de hoje será redescoberto pelo documentarista e aventureiro Renato Castanho, que percorreu as mesmas regiões Sudeste e Centro-Oeste que nossos predecessores colonizadores, indígenas e escravos afrodescendentes.




Seu objetivo foi descobrir os caminhos mais antigos dessas regiões investigando as raízes culturais, sociais e o impacto ambiental da ocupação desse território e como tudo isso reflete nos dias de hoje.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Episódio 01 - A Grande Muralha

Castanho caminha por uma trilha histórica do século XVIII, transpondo a “Grande Muralha”; a Serra do Mar, SP. A viagem de moto segue pelo Estado de São Paulo, pelos caminhos dos indígenas, escravos e colonizadores. E com direito a spoiler:





Episódio 02 - Os Caminhos do Ouro

Um treking onde as primeiras bandeiras não acharam ouro, no Parque Nacional do Itatiaia. Em Mariana, MG, realiza, literalmente, um mergulho na história, na Mina da Passagem.





Episódio 03 – Rumo ao Oeste

Renato vai até Caeté, MG, para conhecer um pouco da história do local, onde conversa com o historiador da região. Ele fala das lendas da Pedra Branca, popularmente chamada “Pedrona”, um maciço de granito que fica encravado na área urbana de Caeté, local muito apreciado por escaladores, que desde 1991 abrem vias em suas vertentes.




Episódio 04 – A Fronteira

Renato segue de moto, em sua aventura para o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, MT, onde conhece a espeleóloga Nattaly, uma bióloga de descendência Bororo. Juntos partem para uma verdadeira viagem ao centro da terra, na caverna Pobo-Jari, que significa “lugar que mina água”, local que serviu de abrigo aos descendentes bororos que fugiam do extermínio.




Renato Castanho realizou a viagem de 7.000 Km em uma Yamaha Lander 250 ABS, vencendo os mais variados terrenos em uma grande aventura sobre duas rodas


A obra contou com recursos públicos geridos pela ANCINE.

Patrocínio: YAMAHA.


Apoio: Alpinestars, Bell Capacetes, CIA Athletica Morumbi e Casa de Pedra.


Instagram: @renatoacastanho



FICHA TÉCNICA:


Diretor de Cenas: Renato Castanho


Diretor Geral: Pedro Ferrarini


Roteiro: Gui Stockler


Diretor de Produção: Luba Agostino


Assistente de Produção: Joana Gandin


Diretor de Fotografia: Ronald Izoldi


Fotógrafo e Som Direto: Dimas Cardoso


Piloto 4X4 e Assistente de Camera: Eduardo Toledo



Edição: Alexandre Jardim


Assistentes de Edição: Guilherme Galvão e Ruan Souza


Gráficos: Fabio Holtz


Finalização: Zumbi Post - Henrique Reganatti, Giba Yamashiro e Maria Luísa Tinôco



Assessoria de Imprensa: Marcel Mano








Blog Everest Sutentável
Âncora 1
bottom of page