Assim como a linha narrativa do livro “Heart os Darkness” de Joseph Conrad (livro que inspirou o filme “Apocalypse Now”), nós desafiamos o Rio Araguari, no estado do Amapá, em busca do desconhecido.
Picuruta Salazar em uma das maiores ondas já registrada em pororocas (fenômeno que acontece em pouco pontos do Planeta).
Muito ouvia-se sobre o "Grande Estrondo", como os locais a chamam, e sobre a maior pororoca do mundo, mas nunca foi documentada e explorada com uma equipe formada por surfistas profissionais, incluindo big riders. Para conseguir a condição perfeita, viajamos na época em que o rio tinha sua maior vazante, a diferença da maré maior e o com o efeito gravitacional mais forte. Uma verdadeira convergência de fenômenos.
Assista à edição resumida do Documentário Curta Metragem filmado em 16 mm e premiado com melhor roteiro no Festival de Sundance de 2003.
Mesmo com tudo planejado e ensaiado, nosso primeiro encontro com a tidal wave, quase um tsunami, contou com imprevistos inimagináveis em qualquer roteiro de Hollywood. Quando ouvimos o estrondo e avistamos a longa parede se locomover rapidamente da foz em nossa direção, nossa voadeira (barco de alumínio com motor de popa) atolou violentamente em um banco de areia. A onda veio tão rápido que eu passei por baixo com câmera e tudo, exatamente como se faz para varar uma arrebentação. Carlos Burle estava atento de jet-ski e passou rapidamente para resgatar o piloto da voadeira que sofreu um profundo corte no pé devido o hélice. Ainda deu tempo para jogar a câmera na proa do jet, mas resolvi ficar na tormenta para salvar o barco e o motor. Fui resgatado depois de 50 minutos agarrado ao barco.
E nos bastidores:
Foto 1: Carlos Burle e Renato Castanho. Primeira vez que Burle surfou depois que ele quebrou o quadril em Jaws, no Hawaii. Foto 2: Renato Castanho rodando com a histórica ARRI SR2 16 mm. Que saudades dessa textura!
Equipe:
Gary Linden – responsável pela logística
Picuruta Salazar, Carlos Burle, Eraldo Gueiros, Ross Clarke-Jones e Sininho – surfistas
João Roni e Cristian Marini – produtores executivo Ocean Films
Bill Heath – diretor HelliVentures
Julia Weichinger – produtor HelliVentures
Rene Bastian – produtor Bellanonna Films
Rodrigo Carvalho – câmera
Renato Castanho – cinegrafista aquático Expedição Filmes
Equipe Red Bull: Luiz Iniamo, Andrey Cabral e Karin Knecht
Patrocínio: Red Bull
Comments