top of page

CONTINENTE GELADO com Amyr Klink

episódio: Oásis da Antártida


Série de 4 documentários veiculada no National Geographic Channel. Participamos da circunavegação da Antártida na 1a expedição tripulada do Parati II.












Após a circunavegação, a tripulação do veleiro foi trocada e rumamos para a Geórgia do Sul, arquipélago considerado o Óasis da Antártida.


Uma quantidade surpreendente de lobos e elefantes marinhos são encontradas em suas praias. Pinguineiras gigantescas são abrigadas do rigoroso clima.


A Geórgia também é famosa por ser o cenário do mais fascinante resgate náutico de todos os tempos. Foi o ponto de chegada de Shackleton e alguns de seus homens, a bordo da pequena baleeira James Craid, depois de uma longa jornada em busca de resgate por águas abertas. Toda a tripulação do mitológico Endurance foi salva com sucesso. Shackleton escolheu a Geórgia para ser sepultado.


Esses dois trechos abaixo do episódio é uma breve homenagem ao Haroldo Palo Jr., um dos maiores fotógrafos de natureza e vida animal de todos os tempos, que infelizmente faleceu no final de 2017. Grande amigo, amante da natureza e um dos maiores professores que tive na vida! Haroldo e eu realizamos um sonho na Geórgia; uma quantidade surpreendente de lobos e elefantes marinhos são encontradas em suas praias. Pinguineiras gigantescas são abrigadas do rigoroso clima. E diferentes espécies de aves são encontradas nestas ilhas, algumas muito raras, como o Albatroz Cinza.




Ficha Técnica:


Produção: Canal Azul

Direção Geral: Lawrence Wahba​

Produção Executiva: Ricardo Aidar

Direção em Expedição e Direção de Fotografia: Renato Castanho

Fotógrafo Still: Haroldo Palo Jr. - R.I.P (e por que não: Sir Ernest Shackleton)


Blog Everest Sutentável
Âncora 1
bottom of page